sábado, 11 de setembro de 2010

COREN -SP - CAPE - Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem "Wanda de Aguiar Horta"





CAPE, O ÚNICO CENTRO DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL 100% VOLTADO À ENFERMAGEM

O CAPE é uma iniciativa do COREN-SP, Conselho Regional de Enfermagem, mais 40 associações, sociedades, instituições e 4 sindicatos que vão garantir uma programação acessível de cursos, seminários, palestras, congressos e outras atividades. O CAPE tem salas de aula, de parceiros, dois auditórios, um plenário para discussões do interesse da categoria e uma área para exposições culturais. O CAPE é essencial para aprimorar a qualidade dos serviços de Enfermagem e o conhecimento de seus profissionais. E isso volta como benefício para a saúde de todos.

O CAPE está situado à Rua Dona Veridiana, 298 na Santa Cecília em São Paulo, capital.
Telefone: (11) 3223-7261 CEP: 01238-010

UM ESPAÇO PARA OUVIR

A ouvidoria do CAPE tem três conselheiros diariamente à disposição para orientar, informar, receber críticas e denúncias. Eles atendem os profissionais e a sociedade pessoalmente, por telefone e pelo site. É mais uma maneira de garantir a ética e um melhor exercício da profissão.

ACESSO À INFORMAÇÃO

A partir de 2010, os profissionais de Enfermagem do interior também poderão conhecer a programação do Centro. Cursos e eventos realizados no CAPE serão oferecidos nas subseções do COREN-SP para facilitar o acesso à informação em todo o Estado. Futuramente, a programação estará disponível on-line. O projeto do CAPE inclui ainda a criação de um blog científico para debater assuntos de Enfermagem.

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, UM LABORATÓRIO SÓ SEU

A importância da profissão merecia um laboratório assim, exclusivo para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O laboratório tem 3 salas com cenários para simulação, sendo uma para práticas neonatais, com modernos equipamentos e bonecos que parecem seres humanos, até a textura da pele parece a de uma pessoa. Eles choram, respiram, desmaiam, reagem durante procedimentos como aplicação de injetáveis, ressuscitação, verificação de pulso, ausculta cardíaca e aferição de P.A., entre outros. E, através de um software especial, é possível gravar erros de práticas para avaliação desses mesmos erros. Até hoje, esse tipo de treinamento só existia em hospitais e universidades. As aulas do laboratório podem ser assistidas nas salas cenário e simultaneamente nos dois auditórios do CAPE, por meio de câmeras. Além disso, serão gravadas e disponibilizadas no portal do COREN-SP.

TECNOLOGIA TRABALHANDO A FAVOR DA ENFERMAGEM

O laboratório do CAPE vai ter 5 simuladores, 15 bonecos para primeiros socorros, 2 realidades virtuais, 29 equipamentos de treino, 7 bonecos para procedimentos neonatais, 3 para ginecologia e obstetrícia, 4 de anatomia, 5 bonecos para cuidados de Enfermagem e 70 de imobilização. São 140 novos equipamentos a serviço de treinamentos, aulas e práticas que vão aprimorar o conhecimento dos profissionais.

PROGRAMA PPA - Portas abertas para o aperfeiçoamento profissional.

Esta é a proposta que o COREN-SP oferece aos profissionais de enfermagem de São Paulo, através do PPA - Programa Portas Abertas. A iniciativa é a primeira dentre as propostas de aproximação do Conselho com a comunidade de enfermagem da capital, proporcionada pela inauguração da nova sede, mais ampla e propicia a promoção de encontros e eventos.
Há respaldo legal na iniciativa. A lei 5.905/73 que dispõe sobre a criação dos Conselhos de enfermagem, define, em seu artigo 8º, item X, que está entre as competências dos CORENs a promoção de estudos e campanhas para o aperfeiçoamento profissional.
A finalidade do PPA é oferecer à comunidade de enfermagem um espaço para discussão de boas práticas e troca de informações em cada uma das diferentes áreas do conhecimento de enfermagem. Serão realizados encontros periódicos com a comunidade de enfermagem paulistana, em forma de cursos, palestras e oficinas, nas diversas áreasde atuação profissional. "A idéia de promover encontros deste gênero com a comunidade de enfermagem é antiga, mas sempre tivemos o problema da inexistência de um espaço que se adequasse às nossas necessidades",

A programação será elaborada de acordo com as necessidades detectadas pelo Conselho e também baseadas em sugestões dos profissionais.

Inscrições Gratuitas: Somente através site http://inter.coren-sp.gov.br Preencha o formulário no link PPA - Inscrições (no menu)
(lembramos aos interessados que o anfiteatro possui 140 lugares e as inscrições são limitadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário