sábado, 11 de setembro de 2010

PSF - Programa Saúde da Familia



A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

Programa de Atenção Básica e Saúde da Família administra e assessora a instituição parceira na área da saúde, tendo como objeto implantação, coordenação e execução de programas em saúde, aumentando a eficiência dos serviços de saúde oferecidos ou financiados pelo município, atendendo melhor o cidadão, visando acesso de forma universal e equânime.

A Escola Paulista de Medicina (EPM) foi fundada em 1933 por professores, constituindo-se uma escola médica de caráter privado.

Em 1956 a EPM foi federalizada por Decreto-Lei sendo transformada em autarquia federal. Nesta ocasião o Hospital São Paulo não foi incluído na federalização sendo então constituída a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), entidade que substituiu a Escola Paulista de Medicina no âmbito jurídico privado. A Escola Paulista de Medicina em 1994 foi transformada na atual Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP – EPM).

A SPDM constituiu-se em uma associação privada filantrópica, reconhecida como entidade de utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. As instituições UNIFESP (Federal) e a SPDM (Filantrópica) são parceiras em diversos convênios no âmbito Estadual e Municipal.

A efetiva implementação das diretrizes do SUS, se configura como uma ampla possibilidade de mudança na forma como os serviços e práticas de saúde se organizam, redirecionando as ações baseadas no paradigma da vigilância da saúde e na ampliação da cidadania.

É nesse aspecto que o Programa Saúde da Família (PSF) ganha relevância, sendo concebido como eixo estruturante para reorganização da Atenção Básica, com repercussões reordenadoras para todo Sistema de Saúde.

O Programa de Atenção Básica e Saúde da Família/UNIFESP em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, desenvolvem bases das ações das Equipes de Saúde, capacitando os profissionais para o trabalho considerando a dimensão coletivo-local e a singularidade do sujeito tendo por finalidade, a resolubilidade dos problemas de saúde mais freqüentes e relevantes da população.

A Associação Saúde da Família (ASF)
é uma instituição não governamental, filantrópica com sede na cidade de São Paulo. Atua na área de saúde pública em todo o território nacional. No ano de 2004 com objetivo de fortalecer as atividades nas regiões norte e nordeste, foi estabelecido um escritório na cidade Fortaleza, Ceará.

A ASF trabalha em estreita parceria com os setores público, privado e outras organizações não governamentais com objetivos similares. Participa em programas de atenção básica a população, e realiza assistência técnica na área gerencial de programas em saúde cooperando com a formação de recursos humanos, monitoria e avaliação de programas e projetos, Organiza e promove atividades educacionais como conferências, seminários, exposições como forma de divulgar os avanços técnicos e científicos no Brasil e em outros paises. A ASF também atua na realização de pesquisas qualitativas e quantitativas com objetivo de avaliar os seus programas e projetos e contribuir com a produção de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário